quinta-feira, 20 de junho de 2013

Arte Francesa feita por amiga!

Linda Arte Francesa por Sheila

Olá Pessoal!!!!!
Mais um trabalho feito por amigos, na verdade por amiga. Hoje apresento lindas obras feitas com Arte Francesa, técnica esta  feita por meio de sobreposição de gravuras, fazendo com que as imagens planas tenham um efeito de profundidade.
Então, a Sheila, esta menina muito talentosa, disse que quando começou a fazer esta técnica precisava de preencher seu tempo e decidiu aprender a arte francesa. Ela fez apenas duas aulas e depois foi desenvolvendo esta capacidade sozinha. Fala sério Sheila! Você é quase uma autodidata, como te admiro =)
Ela também me falou que gostava muito de fazer e vender, só que poucas pessoas dão valor a trabalhos artesanais e a arte francesa requer um custo alto para sua produção e para realizar este tipo de trabalho é necessário muita paciência, ou seja, saber manusear tesoura, estilete e muita atenção.
Concordo com a Sheila, poucas pessoas valorizam os trabalhos manuais!
Vamos as artes da Sheila????? Siiiiiiimmmmm








Obrigada de coração Sheilinha, por compartilhar com a pessoal daqui de casa seus lindos trabalhos. Persista sempre no seu fazer, pois ele é lindo.
Beijos, Jana =)

Arcos para o cabelo!

Sugestão de arcos para cabelo


Olá Pessoal! Hoje estou trazendo duas ideias de arcos para enfeitar o cabelo das meninas. Um foi feito com flor de tecido e o outro com viés. Confesso que foi a primeira vez que realizo este tipo de trabalho e acredito que  ficou bacana. Desta vez não vou mostrar o passo a passo, foi só uma forma de compartilhar com vocês  um pouco das minhas criações.
Fiquem a vontade para comentar e sugerir novas ideias.
Até a próxima e um forte abraço, Jana =)


terça-feira, 18 de junho de 2013

Reaproveitando as latinhas de Nescau

Criando com latinhas de Nescau



Olá Pessoal!  Quantas saudades de bater este papo aqui com vocês! Pois é, hoje venho com mais uma invenção, nada demais, mas mesmo assim quis compartilhar com vocês esta brincadeira que aprontei. Fiquem tranquilos, não estou fazendo propaganda para a Nestle, mas achei bacana trazer o produto que foi realmente utilizado.  
Esta arte que fiz, foi para presentear uns ex-companheiros de faculdade, cada qual com sua personalidade e gosto.
Não vou me estender muito no assunto, vamos direto ao que interessa, aos produtos utilizados e ao passo a passo ;)

Vamos precisar de:

  • Latas de Nescau;
  • Primer para metais, pet e vidro (base água);
  • Tinta P.V.A preta;
  • Verniz Acrílico;
  • Cola para decoupage;
  • Tinta alto relevo branco metálico;
  • Barbante;
  • Fitas de Cetim nas cores preto e branco;
  • Miçangas;
  • Impressões aleatórias;
  • Cola para artesanato universal;
  • Fósforo;
  • Pincel e rolo de pintura. E principalmente muito amor e carinho para fazer estes simples mimos! 

Passo 1

Escolhida a latinha, no caso utilizei três delas, vamos passar o primer, produto de fácil acesso nas lojas de artesanato!



Passo 2

Depois que o primer secar, vamos pintar a lata com duas demãos de tinta P.V.A preta, lembrando sempre de esperar secar entre uma e outra. Uma boa dica é a de que pintar primeiro com pincel e depois com o rolo de pintura para dar um acabamento mais bonito.


Passo 3

Aqui, vamos recortar pedaços de figuras aleatórias e colar. Imprimi estas figuras em casa mesmo, mas vocês podem escolher outras imagens, fica a critério de cada um. Como havia explicado acima, cada lata tem um referencial próprio. A lata da esquerda, foram coladas imagens de skate, foi para o colega que gosta muito deste esporte e os trechos das frases vem de uma poesia de Carlos Drummond de Andrade (E agora, José), pois este é o nome dele. A do meio vem de imagens de meninas de mangá e a da direita são recortes da tabela periódica, já que este amigo tem formação em química.
É só passar a cola na lata e depois nas figuras e assim que estiver tudo seco, passar verniz acrílico para dar uma impermeabilizada e um brilho bacana!



Passo 4

Passamos para a parte dos enfeites, neste passo colei o barbante na parte de cima e debaixo e amarrei umas miçangas para dar um charme!

 



Nesta lata colei fitas de cetim, também na parte de cima e debaixo. Ah! Esqueci de comentar que estas bolinhas foram feitas com tinta relevo, mas lembre-se de pintar com o auto relevo antes de colar as fitas. Ok?!


 



Aqui, brinquei mesmo! Colei um palito de fósforo queimando a ponta do barbante e levando ele até por dentro da lata, onde colei um papel com uma figura de bomba explodindo. Gente, como já disse e repito isto é apenas uma brincadeira, mas a ideia vale para que vocês possam criar algo no que desejarem! Como este amigo é formado em química, foi assim que fiz. Na verdade só estes três malucos entendem esta piada da bomba. Nada de grave! Sou da Paz e eles também!!!







Parte Final

Prontinho galerinha do bem! Aí está minha mais nova criação, bem maluca!!!!!




Agora me despeço temporariamente de vocês, esperando que compreendam esta arte caseira e que comentem, participem e ajudem a melhorar cada vez mais o Blog. Beijos no coração e até a próxima. =) Jana 

Print Friendly and PDF

terça-feira, 11 de junho de 2013

Aprendendo Origami

Vamos aprender este lindo trabalho com o Clube do Origami?


Oieeeee gente!!!!

Começo o nosso bate papo dizendo que a vida é muito surpreendente, tem pessoas que aparecem no nosso caminho só para acrescentar. E este trabalho que estou trazendo para a nossa casa, vem de uma pessoa como esta. Uma menina (assim que gosto de chamá-la) que com pouco tempo de convivência, demonstrou que a vida não precisa ser feita só de lamentações ou de críticas. Caso queiramos, podemos fazer um mundo melhor sem esperarmos tudo pelo Poder Público. Ela efetivamente "coloca a mão na massa", pois além de muito talentosa com as artes manuais, tem um dom especial para resgatar animais machucados e abandonados das ruas e os trata em sua casa, para depois direcioná-los para adoção. Confesso que a admiro muito! ;) 

E como ela manda muito bem na arte do Origami, não perderia a oportunidade de pedir que mandasse algum dos seus trabalhos para que eu pudesse trazer aqui pra vocês. Gente fina é outra coisa, além de mandar o trabalho pronto, ela teve a delicadeza de enviar o passo a passo pra gente. Dei pulos de alegria quando recebi sua mensagem com as fotos. Para quem gosta e quer aprender, vai ser muito fácil de fazer. Com certeza vou tentar fazer o meu e você vai perder esta oportunidade?

Vamos para algumas instruções antes de começarmos a fazer estes lindos apoios de copos. Primeiro vamos precisar de dois retângulos de tecido 15 x 22, 5 cm, depois deve-se engomar com uma mistura de cola e água (a mesma medida de água para a de cola). Passamos sobre o tecido esta mistura com um pincel e deixamos secar. Quando estiver seco passar com o ferro e começar a dobrar.


Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5

Passo 6

Passo 7

Passo 8

Passo 9

Parte Final

Gostou? Comente, compartilhe! 

Lembrando que se você quiser ver mais trabalhos e aprender mais passo a passo, curtam a página do Facebook: Clube do Origami (Pessoal! Infelizmente esta página não existe mais, a proprietária agora está com uma nova página no Facebook: Laylla Zanin Atelier).
Tenho certeza que vão gostar muito dos trabalhos que ela faz e compartilha.

Beijos e até próxima! Jana =)

Fazendo arte com reaproveitamento de madeira

Fazendo cadeiras com reaproveitamento de madeira


Olá pessoal!!! Mais um trabalho feito por amigos. Hoje estou trazendo para vocês uma arte com reaproveitamento de madeira. Isso mesmo! Este belíssimo trabalho foi feito com reutilização de madeira. Um casal amigo meu, encontrou por acaso uma cadeira toda estragada na rua e não perderam tempo, recolheram para reproduzir.  Quem fez foi o esposo, mas fala sério! O apoio da esposa vale muito também.
Eles estão com a casa em reforma e já começaram a fazer uma linda bancada de madeira para a área da churrasqueira e estão finalizando também uma mesa com cadeiras. Mas, só vão deixar postar as fotos destes trabalhos aqui no blog quando finalizarem. Ah! Não tem problema, vou esperar, tenho certeza que vai ficar lindoooooooo.  Lembrem-se amigos, quero uma cadeira dessa, hahaha
Obrigadão, Cíntia e Juvacir pelo carinho e por abrirem as portas de sua casa para eu fotografar estas lindas cadeiras, para que os amigos que visitam e que fazem parte daqui do blog possam se inspirar para fazer algo parecido!
                    






É isso aí pessoal! Fiquem a vontade para comentar! Até a próxima! Jana =)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Repaginando!!!

Repaginando e transformando as peças da vizinha!


Olá Pessoal! Hoje estou trazendo para vocês um desafio feito pela minha vizinha com umas peças que ela tinha em casa. Pra mim é assim: Desafio feito é desafio aceito! Pelo menos no artesanato =) Confesso que transformar a Santinha foi mais fácil, mas as peças que sobraram da estante dela, foi um desafio interessante.
Queria transformar em algo útil para sua casa, por isso primeiramente pensei em fazer um suporte para pendurar chaves, só que caberiam poucas! Então, veio a ideia de fazer dois suportes para pendurar panos de pratos ou como é chamado aqui em Londrina, "Guardanapo". Ah! Caso na sua região também é chamado assim, comente embaixo!
            Deixa de bater papo e vamos ao passo a passo?


Repaginando a Santinha


Materiais utilizados:

  • Lixa para madeira fina;
  • Tinta látex PVA base água branca;
  • Tinta látex PVA base água magenta;
  • Verniz acrílico;
  • Tinta alto relevo branco metálico;
  • Esmalte de unha branco;
  • Base para unha;
  • Fitas e flor para decorar;
  • Cola quente, pincel e rolo de pintura.



Passo 1:
Primeiro vamos limpar a peça!

 Passo 2:
Após limpar a peça vamos lixá-la. Neste caso, utilizei uma lixa fina para madeira. Feito isso, pintei com  tinta látex branca PVA base água. Foram duas demãos, esperei secar entre as duas para fixar melhor a cor.

Passo 3:

No detalhe do meio da peça também utilizei tinta látex PVA base água, só que desta vez na cor  Magenta. Esta cor é bem parecida com a cor roxa. Aqui , foi necessário uma mão de tinta, mas caso queira pode pintar duas vezes.

Passo 4:
Agora vamos decorar com tinta relevo branco metálico, este processo foi feito entre a tinta branca e a magenta. Fiz vários pontinhos/bolinhas. Esta é uma ótima dica para esconder as imperfeições da pintura!

Passo 5:
Também foi feita a pintura na Santinha, acreditem, pintei com esmalte de unha na cor branca e depois de seco dei uma demão de base. Agora podemos montar a peça e decorar da forma que quisermos! Decorei com laços de fitas e colei com uma flor no meio, como pode ser observado a seguir!






Parte Final



Transformando as peças da estante!


Materiais utilizados:

  • Lixa para madeira fina;
  • Tinta látex PVA base água branca;
  • Tinta craquelê dourada;
  • Verniz acrílico;
  • Colheres de chá;
  • Flor para decorar;
  • Cola quente, pincel e rolo de pintura.
Passo 1:
Como no passo a passo anterior, também devemos lixar a peça para poder  retirar a pintura que havia anteriormente. Acredito que aqui era só verniz!


Passo 2:
Agora é hora de pintar, vamos pintar com tinta branca látex PVA base água. Foram três demãos de pintura, sempre esperando secar entre cada uma. 

Passo 3:
Antes da pintura, lembre-se que é necessário furar os locais onde serão fixadas as colheres. Agora vamos brincar? Foi isso que fiz, peguei uma esponja de lavar louça e coloquei um pouco de tinta craquelê dourada no prato e fui apertando a esponja na tinta e pressionando na peça de forma aleatória e com a mão bem leve. Pode "borrar" a vontade, sempre deixando espaços em branco pra destacar as cores. Nos detalhes das folhas utilizei um pincel fino para demarcar melhor. Quando secar passe uma mão de verniz acrílico

Passo 4:
Depois de tudo seco, podem ser fixadas as colheres de chá, já furadas nos seus devido lugares e decorar, caso queira! Aqui só colei uma flor em cada peça!

Parte Final: 


          Prontinho! Agora é só fixar na parede e aproveitar! Fica um lindo objeto de decoração para sua cozinha. Espero que tenham gostado destes trabalhos, lembrando que não sou nenhuma profissional e que estou aberta a sugestões de como melhorar os trabalhos e outras dicas que considerarem necessárias!
           Um grande beijo a todos que vieram me visitar e sintam-se a vontade a fazer parte da Casa da Mãe Jana.
Até a próxima! Jana =)